• 1 ano atrás
    Helena
    Helena

    Helena perguntou

    Estou c/ 24 6/7 semanas de gravidez e ultrassonografia morfolófgica consta aumento índice de resistência da artéria uterina esquerda, contra-lateral à inserção placentária, ecocardiograma fetal p/ complementação diagnóstica. 37 anos, segundo filho, o que pode ser?

    1 ano atrás
  • Dra. Vivian Natale

    CRM 100616 - SP

    Especialidades

    Dra. Vivian Natale
  • Dra. Vivian Natale respondeu

    Olá, a pesquisa do índice das artérias uterinas é realizada como um dos fatores preditivos para complicações como restrcção de crescimento fetal, hipertensão na gravidez, etc. O índice aumentado em uma das artérias não quer dizer que você ou o feto tenham algum problema, mas pode significar que há necessidade de acompanhamento e maior atenção do seu obstetra durante seu pré-natal. Esse resultado de exame, isoladamente não quer dizer nada. Seu médico saberá associar esse dado ao restante dos seus exames e ao seu quadro clínico para te dar uma perspectiva mais concreta e confiável.  Sei que não se preocupar ou ficar ansiosa é praticamente impossível durante a gravidez, mas tente não pensar muito sobre isso. A preocupação excessiva não ajudará em nada. Praticar relaxamento e meditação durante a gravidez pode ser ótimo para você e o seu bebê! Um abraço.

    • Conteúdo Público
      Visível para todos
    1 ano atrás
  • Dr. Fernando Cáritas de Souza

    CRM 21505 - PR

    Especialidades

    Dr. Fernando Cáritas de Souza
  • Dr. Fernando Cáritas de Souza respondeu

    Olá. O seu obstetra lhe solicitou ecocardiograma fetal porque sua idade é considerada avançada para a gestação e o aumento da resistência na artéria uterina pode estar associado ao retardo do crescimento fetal intra-uterino, duas indicações formais para a realização do exame por serem fatores de risco para anormalidades cardíacas fetais. Felicidades!!!

    • Conteúdo Público
      Visível para todos