• 2 anos atrás
    Ale_M

    Instituições

    Ale_M

    Ale_M perguntou

    A um infectologista. Recentemente apareceu algumas manchas vermelhas na glande do pênis. O que pode ser? Achei que poderia ser Candidíase. Mas as manchas ficaram mais de 3 semanas. Pode ser algum fungo ou bactéria ou alguma doença sexualmente transmissível (DST) conhecida?

    • Conteúdo Público
      Visível para todos

    Especialidades

    2 anos atrás
  • Dra. Vivian Natale

    CRM 100616 - SP

    Especialidades

    Dra. Vivian Natale
  • Dra. Vivian Natale respondeu

    Prezado, difícil dizer o que é sem observar a lesão. Pode ser desde uma DST a uma simples alergia. Procure marcar uma consulta com um urologista para uma avaliação. Se sua parceira(o)  estiver com algum corrimento ou queixa, será importante que ela vá a um Ginecologista/Urologista também. Use preservativo nas relações sexuais. Lesões penianas podem facilitar a aquisição de DSTs e outras doenças como HIV, sífilis. 

    • Conteúdo Público
      Visível para todos
    2 anos atrás
  • Dr. Roberto Muller

    CRM 25821 - RS

    Especialidades

    Dr. Roberto Muller
  • Dr. Roberto Muller respondeu

    Prezado Ale_M . Candidíase ou DSTs são causas comuns de manchas vermelhas na glande. Entretanto, apenas a sua descrição das lesões não é suficiente para o diagnóstico. Muitas vezes, até mesmo procurando  um especialista, a mera observação das lesões não é suficiente para estabelecer um diagnóstico. Nestes casos, deve-se solicitar também exames de sangue, urina e da lesão. . Existem outras causas para manchas vermelhas no pênis, que incluem reações alérgicas a medicamentos (você começou alguma medicação ou suplemento vitamínico recentemente) ou até mesmo lesões precursoras de câncer. As lesões precursoras de câncer são mais comuns em homens que não fizeram circuncisão e tem problemas de infecção e má-higiene crônicas do pênis. . Quem pode determinar a causa das suas lesões e' o medico urologista, o nome que se da' para o profissional que cuida das doencas do aparelho genital masculino. Portanto, procure agendar a consulta com um profissional capacitado para atende-lo. Para ajudar nisto, a Sociedade Brasileira de Urologia faz um exame de certificacao da capacidade dos medicos urologistas. Os que passam nestes exames sao chamados de TiSBU, sigla que significa que o medico e' Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. E' uma certificacao da competencia minima que o profissional deve ter para atuar como urologista. Nao confunda com ser apenas Membro da Sociedade Brasileira de Urologia. Existem pessoas que sao membros da Sociedade Brasileira de Urologia mas nao passaram por esta prova de Titulacao que lhes confere a certificacao do TiSBU. . Portanto, marque uma consulta com um urologista atraves de uma pesquisa com amigos ou entre os profissisonais disponiveis na sua area. Para saber os urologistas disponiveis na sua cidade, consulte aqui o site da Sociedade Brasileira de Urologia. Nao deixe de questionar durante a marcacao da consulta se ele tem esta certificacao do TiSBU, para que voce possa ter a seguranca que e' um profissional que foi testado e aprovado nos criterios de competencia que um urologista deve ter. 

    • Conteúdo Público
      Visível para todos